Nota de pesar pelo falecimento do coletor Vilmar José Tusset

Data da publicação: 21/07/2025

restauraçãoecológicaredesdesementescoletordesementesnativas

Agricultor familiar em Nova Xavantina (MT), Vilmar era coletor de sementes da Rede de Sementes do Xingu e exemplo de compromisso e dedicação à semente e à restauração ecológica por meio da muvuca



É com profundo pesar e tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Vilmar José Tusset, no último domingo, 20 de julho, aos 66 anos. Agricultor familiar em Nova Xavantina (MT), Vilmar se juntou à Rede de Sementes do Xingu (ARSX) em 2011. Desde então, foi elo do grupo de coletores de Nova Xavantina e militante da restauração ecológica por meio da muvuca.


Em nota nas redes sociais, a Rede de Sementes do Xingu lembrou de Vilmar como exemplo de dedicação, compromisso e amor à semente e à comunidade e decretou luto em sua sede.

Na Rede de Sementes do Xingu desde 2011, seu Vilmar foi elo do grupo de coletores de Nova Xavantina.



“Coletava de tudo, um dos maiores coletores junto com sua querida esposa Roberizan. Feijão de Porco, jatobá, baru...Tinha uma área de muvuca no seu sítio. Com ele não tinha tempo ruim, sempre trabalhando, na roça ou com as sementes. Em 2024, coletou mais de 1 tonelada. Um homem muito querido que forneceu muitas sementes e conhecimento para a restauração ecológica”, conta Milene Alves”, lamenta a técnica do Redário Milene Alves que, assim como Vilmar, foi coletora de sementes da ARSX.


Fotos: Mirella Marino de Souza e Milene Alves